ALERTA O VÍRUS ZICA AFETA EM QUALQUER MOMENTO DA GESTAÇÃO

A gama de doenças causGESTANTEadas pelo Aedes aegypti são preocupantes, um único inseto pode transmitir a  dengue, o chikungunya e também o zíra vírus que causa danos irreversíveis em bebês.

Segundo a revista científica  “The New England Journal of Medicine” o vírus da Zika pode causar danos ao feto em qualquer período da gestação. Antes acreditava-se que era apenas no primeiro trimestre que o vírus atingia o feto, porém testes realizados com grávidas que contraíram o zíca vírus  entre a 25º a 30º semana de gestação também tiveram a confirmação de alterações nos fetos que parecem ser em razão de problemas na placenta, como crescimento intrauterino retardado e alteração do volume do líquido amniótico.

“É um estudo ainda pequeno, mas é a primeira evidência  de associação (entre o zika e os casos de microcefalia). É original, de relevância.” Diz o médico Luis Correa , professor da Universidade Federal da Bahia e especialista em medicina  baseada em evidência.

Orientamos que a prevenção seja feita por todos, principalmente pelas gestantes!

Lembre-se sempre de usar o repelente de insetos regularmente (obedecendo as instruções de uso), use roupas compridas e claras e coloquem telas de proteção nas janelas. Não esquecendo de olhar sempre o quintal para que não haja recipiente que possa acumular água!

Todos juntos somos mais fortes do que um mosquito!

Faça sua parte, proteja-se!

 

Fonte: Folha Uol


ADD COMMENT